Idoso denuncia ter tido contas do banco invadidas e perde mais de R$ 1 milhão

  • 26/09/2024
(Foto: Reprodução)
Segundo o boletim de ocorrência, os crimes foram no mês de agosto, em Belo Horizonte, e foram realizados diversos saques para diferentes pessoas. Os valores ainda não foram ressarcidos. Imagem ilustrativa. Reprodução/TV Globo Um homem de 71 anos relata que teve duas contas hackeadas no mês de agosto, em Belo Horizonte. Segundo o boletim de ocorrência, o valor total do prejuízo chegou a R$ 1,4 milhão. A maior parte do dinheiro estava na conta do Banco Santander, no valor de R$ 1,2 milhão. O restante no Banco Inter. Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, foram feitos vários saques, alguns de valores muito altos, em torno de R$ 500 mil e R$ 450 mil. Idoso teve duas contas de bancos invadidas e leva golpe milionário A vítima relatou à polícia que uma mulher, se passando por funcionária do banco Santander, entrou em contato com ele por telefone e informou que trabalhava para a Central de Risco do banco e que era inspetora do setor. Disse também que um outro aparelho celular foi habilitado para uso da conta da vítima. O idoso informou que não autorizou um novo cadastro. Segundo a vítima, foi neste momento em que esta suposta inspetora solicitou que ele "fizesse alguns procedimentos na conta". Após isso, vários pix, de diferentes valores, foram realizados, tanto no banco Santander, quanto do banco Inter. "Eu nunca autorizei nenhuma transação. Principalmente, de valores tão altos. Se eu quisesse transferir estes valores altos, nem teria poder pra fazer isso sem passar por todo um processo de segurança do banco", explicou. Segundo o boletim de ocorrência, um dia depois da queixa na polícia, uma assistente de investimentos de um dos bancos compareceu até a casa do idoso, acompanhada de policiais militares. Informou que recebeu uma ligação do telefone da vítima, mas notou que a voz tinha um sotaque diferente. Também houve tentativa de invasão do e-mail do idoso. A filha do homem, que é advogada, elaborou uma notificação extrajudicial para o banco Santander, de onde a maior parte do valor foi subtraída, porém, segundo ela, o banco negou o ressarcimento. "O meu pai ficou muito abalado esse mês. Foram tantos absurdos que a gente achou que o banco fosse resolver. Nós vamos entrar com todas as medidas judiciais necessárias. Temos todos os extratos e documentos necessários", explicou. Ainda, de acordo com a filha, a resposta do Santander ao caso chegou por e-mail, nesta segunda-feira (24), quase um mês depois do ocorrido. Retorno do banco Santander para o idoso. Arquivo pessoal Pelo e-mail, o banco informou que os especialistas analisaram o caso e "concluíram que a(s) transação (ões) não reconhecidas (s) foi (ram) realizada (s) com suas credenciais de autenticação, como senha ou ID Santander. Por esse motivo, não será possível realizar o ressarcimento do valor contestado. Sabemos que situações como essa são desgastantes e lamentamos o ocorrido". E-mail do banco Inter informando sobre o ressarcimento. Arquivo pessoal Já o banco Inter informou para a família, nesta quinta-feira (26), que o ressarcimento de R$ 100.860,68 será feito. Segundo o e-mail enviado pelo banco, "o reembolso poderá ocorrer em até 4 dias, podendo ser integral ou parcial, com base no saldo da conta que recebeu o recurso. Se, após o prazo estipulado, não houver registro da devolução do valor do extrato do cliente, isso significa que não havia valores a serem devolvidos na conta de origem." O g1 entrou em contato com o Santander que apenas informou que orienta os clientes a proteger as credenciais de acesso para que não haja uso indevido. Disse também que investe constantemente em segurança. Mas não comentou sobre o caso específico citado na reportagem. A Polícia Civil informou que abriu investigação e que está apurando os fatos para identificar os suspeitos envolvidos na denúncia. A 2º Delegacia Especializada em Investigação de Crimes Cibernéticos é a responsável pelo inquérito. LEIA TAMBÉM: 'Era um valor que daria tranquilidade no fim da vida', diz filha de casal de idosos que perdeu R$ 500 mil em conta-poupança Banco devolve dinheiro para casal de idosos que perdeu mais de R$ 500 mil em poupança Confira os vídeos mais vistos no g1 Minas:

FONTE: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2024/09/26/idoso-tem-duas-contas-de-banco-invadidas-e-leva-golpe-de-r-1-milhao-e-400-mil.ghtml


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